Valorizando As Diferenças!

Certa vez, um camião enorme ficou preso debaixo de uma ponte com pouca altura. A diferença era mínima, mas todo o tráfego ficou paralisado enquanto o motorista tentava arranjar uma solução. Haveria menos estragos se fosse para a frente ou se recuasse? Face a tamanha confusão, todos tentaram ajudar! Os motoristas dos outros veículos, as pessoas que passavam... e até a polícia foi chamada! Porém, quanto mais tentavam mover o veículo, mais preso ele ficava. O tempo foi passando sem que se encontrasse uma solução que não envolvesse estragos e custos. Finalmente todos concordaram que a única solução seria cortar a parte superior do atrelado e foram então buscar as ferramentas necessárias. Quanto mais o tempo passava, maior era a confusão...
Enquanto tudo isto acontecia, no meio da multidão um menino gesticulava e tentava dizer algo àqueles homens desesperados por encontrar uma solução. Eles apenas o empurravam para fora do caminho e até lhe diziam que fosse para casa e não atrapalhasse. Numa última e desesperada tentativa, gritou: "Ei! Experimentem esvaziar os pneus!" Os homens pararam e olharam para cima e depois para baixo, para os enormes pneus. Essa poderia ser a solução. E foi! Pouco depois, o camião estava livre e tudo se resolveu.

 

Estabelecer boas relações é muito importante para o nosso bem-estar. Porém, nem sempre é fácil conviver em comunidade. Principalmente quando existem diferenças significativas, como, por exemplo, a idade, o estatuto socioeconómico, a religião, entre outras. A realidade é que, muitas vezes, as diferenças afastam as pessoas!
Somos todos diferentes, e, por isso mesmo, é importante aprendermos a celebrar e a valorizar as diferenças, em vez de nos sentirmos diminuídos ou de rebaixarmos os outros.

(adaptação de um texto publicado na revista ZONA Y, de Maio/2011)

Comentários