Filosofia de Vida

Um professor, durante a sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco de maionese, esvaziou-o e, de seguida, encheu-o com bolas de golfe. A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam que sim. Então o professor pegou numa caixa cheia de caricas e meteu-as no frasco de maionese. As caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio e eles voltaram a dizer que sim.
Então, o professor pegou numa caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. A areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em uníssono "Sim!".
De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir, mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
Quero que todos compreendam que este frasco representa a Vida”.
As bolas de golfe são as coisas importantes: a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que nos apaixona. São coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, as nossas vidas continuariam cheias.
As caricas são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia representa as pequenas coisas da vida.
Se pomos 1º a areia no frasco, não haverá espaço para as caricas nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a Vida”.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.
Ocupem-se primeiro das bolas de golfe, das coisas que realmente importam. Estabeleçam prioridades, o resto é só areia...
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café.
O professor sorriu e disse: "...o café é só para vos demonstrar que mesmo que a vossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."

Comentários